FórumCategoria: Fórum - Perguntas e Respostasuso-das-tags-de-alteracao-e-exclusao-dos-eventos-r-1000-e-r-1070
Tatiana Suenaga perguntou há 8 anos

Bom dia pessoal,  Estou tentando fazer alguns cenários de testes com  a RFB  para entender o uso das tags de alteração e exclusão.  Alguém saberia me explicar como funciona ? Exemplo: Mandei a tag de inclusão para o contribuinte com início de validade em 08/2017. Foi recebido com sucesso. Imagina que as informações do contato foram alteradas no mês de 10/2017. Como devo enviar os XML, utilizando quais tags para sinalizar essa alteração ?   Desde já agradeço Tatiana

Tatiana Suenaga respondeu há 8 anos

Oi Pessoal, obrigada pelo retorno ! 🙂

Fazendo alguns testes aqui, cheguei no mesmo cenário que a Jeana, só funciona se na tag de alteração eu mandar o período o mesmo que eu mandei na inclusão e só alterar os dados por exemplo de contato (R1000) ou os dados do código de suspensão (R1070).
Tentei excluir um processo passando a tag de exclusão e o período e tipo/número do processo e também não deixou…deu MS0025 – Falha no processamento. Favor tentar novamente. Identificador : 2168487464.
Tenho a impressão que dessa forma complicou muito para colocarmos isso dentro do sistema e não há um entendimento único da forma como deverá funcionar essas tags.
A meu ver a RFB deveria se pronunciar sobre o funcionamento dessas tags.

Jeana Kanashiro respondeu há 8 anos

Oi Tatiana,
Eu imaginei que mandaríamos a nova validade no grupo NovaValidade nos campos ini_valid e fim_valid. Porém nos meus testes se eu mando uma alteração trocando as datas recebo o erro MS1079 “Registro não existe na tabela com a mesma chave e período de validade informados no evento”
Se eu altero a data no grupo NovaValidade recebo o erro também,
Se eu envio o mesmo ID com a NovaValidade recebo o erro de ID ja existe.
A única maneira que a alteração retornou ok foi quando eu mantive a data do registro de inclusão e só alterei dados.
Pensei em enviar um e-mail pra algum suporte da Receita porque agora não consigo mais excluir também visto que eu já enviei alterações para o período.

Guilherme de Oliveira Rodrigues respondeu há 8 anos

Dentro da tag de alteração, as datas de inicio e fim, devem ser as mesma enviadas no evento de inclusão, aqui para mim, as alterações funcionaram

Oi Tatiana,
Eu imaginei que mandaríamos a nova validade no grupo NovaValidade nos campos ini_valid e fim_valid. Porém nos meus testes se eu mando uma alteração trocando as datas recebo o erro MS1079 “Registro não existe na tabela com a mesma chave e período de validade informados no evento”
Se eu altero a data no grupo NovaValidade recebo o erro também,
Se eu envio o mesmo ID com a NovaValidade recebo o erro de ID ja existe.
A única maneira que a alteração retornou ok foi quando eu mantive a data do registro de inclusão e só alterei dados.
Pensei em enviar um e-mail pra algum suporte da Receita porque agora não consigo mais excluir também visto que eu já enviei alterações para o período.

Guilherme de Oliveira Rodrigues respondeu há 8 anos

O evento de Contribuinte e o evento de Processos R-1000 e R-1070, possuem uma tag de alteração, pelo meus testes, quando for uma alteração, você deve mandar o evento com a tag alteração, e dentro as informações modificadas, assim como a data de vigência das novas informações
Exemplo:

2017-08
2017-10

99
1
1
0
0

Nome
9999999999999
999999999
[email protected]

99999999999
Nome
Nome
999999999
[email protected]

2017-11

2 Respostas

Oi Guilherme, eu vou tentar de uma outra forma aqui, se eu conseguir aviso vocês. Acho que pode ser erro do meu sistema

Pessoal não tive sucesso no teste, mandei umas perguntas para Receita, atualizo vocês quando tiver a resposta.

AURELIOT BALTAZAR TOMAZELA respondeu há 8 anos

Pessoal eu tive esse problema também, consegui da seguinte forma.
Quando faz a inclusão da data ele é um campo chave, sendo assim, você tem que finalizar o evento anterior para começar com um novo.

Exemplo
Inclusão 2017-01
Alteração 2017-01 – Nova validade 2017-01 / 2017-01
Nova Inclusão 2017-02

A funcionalidade de Exclusão só funciona se você não enviou nenhum outro evento depois da Inclusão.

Neste exemplo acima a chave do 2017-01 finalizei com a nova validade 2017-01 / 2071-01 e comecei uma nova chave com 2017-02, ou seja, teria dois registros com chave de 2017-01 / 2017-01(inicio/fim) e um outro com 2017-02(inicio).

Agora se for querer fazer uma correção da informação não pode enviar a nova validade na Alteração ficando conforme abaixo.
Inclusão 2017-01
Alteração 2017-01 – nova validade não preenche nada, assim ficando somente um registro chave.

O que ficou confuso é que no evento de Alteração foi usado para a situação correção da informação e também como Finalização de um Período e começando um novo período com uma nova informação.

Agora só tem que tomar cuidado se finaliza um período e começa um novo, ou se faz a correção, pois tem as retificações se necessário e o que vale no meu entendimento é os dados atuais.

Jeana Kanashiro respondeu há 7 anos

Olá pessoal, tudo bem?
Ainda sobre o R-1000. Quando enviamos a tag de exclusão enviamos também o evento R-9000?

Aureliot,
Eu inclui um processo com

Inclusão
IniValid – 2017-08
Tipo Processo – 2
NumProcesso – 1414

E logo em seguida tentei fazer a exclusão com:

Exclusão
IniValid 2017-08
Tipo Processo – 2
NumProcesso – 1414

Mas deu o erro “MS0025 – Falha no processamento. Favor tentar novamente. Identificador : 2168487464”

Foi dessa forma que você fez a exclusão ?

Olá Aureliot,

Muito obrigada pelos seus esclarecimentos.
Realmente não consegui fazer a tag de exclusão funcionar em nenhum cenário, nem com o R-1000 nem com o R-1070. E agora entendi que só funciona se eu mandar a inclusão e logo após enviar a exclusão. Vou realizar um cenário de teste com o R-1070.