FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasVersão NF-e 4.0: Rejeição 865 – Total dos pagamentos menor que o valor total da nota.
Rogério Campos perguntou há 7 anos

Bom dia,
Estou emitindo uma NF com Finalidade da NF-e 1 (NF normal) de remessa para conserto sem valor de pagamento (financeiro). Na TAG tPag (tipo de pagamento) estou enviado código 99 – Outros e na TAG vPag estou enviando valor igual a zero. Isso está gerando a seguinte rejeição: Rejeição 865 – Total dos pagamentos menor que o valor total da nota.
Alguém sabe informar como devo proceder neste caso?

7 Respostas
Leandro Balbino Mariano respondeu há 7 anos

Rogério, bom dia!

Tentou mandar a tag vPag vazio!?

Att.
Leandro

Claudinei Cruz respondeu há 7 anos

Boa Tarde Rogerio Use na tag 90= Sem pagamento que deve passar

Rogério Campos respondeu há 7 anos

Boa tarde,
Já fiz testes de várias formas e não está passando. Para Finalidade da NF-e = 1 ou 2, gerar uma NF sem financeiro com forma de pagamento 90 ou 99 o valor da TAG vPag deve ser diferente de vazia ou zero.
Alguém fez algum teste e passou?

Daniel Gustavo respondeu há 7 anos

Boa tarde Rogério,
Isso é uma falha de análise da SEFAZ. Eu peguei este problema em homologação e repassei na época para a SEFAZ PR para incluírem uma exceção na rejeição para caso seja tPag = 90 não validarem, porém colocaram uma exceção para nota de devolução e de ajuste apenas e não abrangendo todas as situações.
Comentei que há vários casos em que não vai ser cobrado do destinatário, como bonificação, remessas e etc, porém não me retornaram ainda.

Thiago Lopes respondeu há 7 anos

Estou com um problema semelhante. Minha nota possui retenção, por isso, o valor a pagar é menor que o do documento. A nota não é autorizada por conta dessa rejeição.

<vProd>300.00</vProd>
<vFrete>0.00</vFrete>
<vSeg>0.00</vSeg>
<vDesc>0.00</vDesc>
<vII>0.00</vII>
<vIPI>0.00</vIPI>
<vIPIDevol>0.00</vIPIDevol>
<vPIS>0.00</vPIS>
<vCOFINS>0.00</vCOFINS>
<vOutro>0.00</vOutro>
<vNF>300.00</vNF>
[…]

<pag>

<detPag>

<tPag>01</tPag>
<vPag>293.10</vPag>

</detPag>

</pag>

Israel Fonseca respondeu há 7 anos

Bom dia!!
Prezado Thiago,
No seu caso você pagou apenas 293.10, como o vNF é 300.00 você não pagou 6.90, correto?
Se você não pagou 6.90 basta incluir um tPag tipo 90-Sem pagamento com vPag=6.90.

Antes, como não havia a modalidade “90-Sem pagamento” bastava não mencionar o valor não pago, agora os valores não pagos devem ser informados sobre a modalidade 90-Sem pagamento.

Israel Fonseca respondeu há 7 anos

Bom dia!!
Prezados, a totalização vPAG “sempre” deve ser igual ao valor total da NF-e.
No caso de uma Retenção de R$ 1.00,00 por exemplo, foi pago pelo emitente?
Se sim, informe a modalidade, 15-Boleto por exemplo.
Se não foi pago, informe 90-Sem pagamento e vPAG = 1000.00
Não tem porque informar vPAG = 0 ou vazio, se você não pagou é 90-Sem pagamento e no vPAG = valor não pago.

A única hipótese em que o vPAG poderia ser = 0 é no caso que o vNF = 0, o que pode ocorrer em uma nota Complementar de ICMS por exemplo, Finalidade = Ajuste (finNFe = 2).

Att.

Jorge Campos Staff respondeu há 7 anos

Pessoal!

Conversamos com o ENCAT, e deve sair uma NT retirando esta regra de validação, além disso, também, via um ajuste na questão pagamento do boleto, para aceitar a informação na TAG e não mais em ” infCpl”.

abs

Kaciane respondeu há 7 anos

Boa tarde! Estamos as portas de entrar em definitivo a versão 4.00 e está insustentável manter fontes com alterações para homologação que não são aceitos em produção.
Hoje, meu cliente também apareceu com essa mesma rejeição. A nota fiscal é de Industrializacao Efetuada Para Outra Empresa-Retorno Merc.Ut – com as CFOPs 5124 – Serviço prestado e 5902 – Item industrializado.
Neste caso, o valor cobrado é somente do serviço prestado: R$ 4.299,55 e o valor total da nota fiscal é: R$ 9.496,48, ao gerar a tag pag, o campo vPag recebe somente o valor 4.299,55 com o tipo tPag 14 (ainda não entrou a modalidade 15-Boleto), o que fazer com o valor que não é faturado, mas que compõe o total da nota?

14
4299.55

Alguém pode me ajudar?
Obrigada!

Adriana respondeu há 7 anos

Alguma novidade sobre essa rejeição? Pelo que notei uma nota de MG o vPag pode ser 0, ja de SP só passa se vPag for igual o vNF