FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasVersão NF-e 4.0: Rejeição 865 – Total dos pagamentos menor que o valor total da nota.
Rogério Campos perguntou há 7 anos

Bom dia,
Estou emitindo uma NF com Finalidade da NF-e 1 (NF normal) de remessa para conserto sem valor de pagamento (financeiro). Na TAG tPag (tipo de pagamento) estou enviado código 99 – Outros e na TAG vPag estou enviando valor igual a zero. Isso está gerando a seguinte rejeição: Rejeição 865 – Total dos pagamentos menor que o valor total da nota.
Alguém sabe informar como devo proceder neste caso?

7 Respostas
Leandro Balbino Mariano respondeu há 7 anos

Rogério, bom dia!

Tentou mandar a tag vPag vazio!?

Att.
Leandro

Claudinei Cruz respondeu há 7 anos

Boa Tarde Rogerio Use na tag 90= Sem pagamento que deve passar

Rogério Campos respondeu há 7 anos

Boa tarde,
Já fiz testes de várias formas e não está passando. Para Finalidade da NF-e = 1 ou 2, gerar uma NF sem financeiro com forma de pagamento 90 ou 99 o valor da TAG vPag deve ser diferente de vazia ou zero.
Alguém fez algum teste e passou?

Daniel Gustavo respondeu há 7 anos

Boa tarde Rogério,
Isso é uma falha de análise da SEFAZ. Eu peguei este problema em homologação e repassei na época para a SEFAZ PR para incluírem uma exceção na rejeição para caso seja tPag = 90 não validarem, porém colocaram uma exceção para nota de devolução e de ajuste apenas e não abrangendo todas as situações.
Comentei que há vários casos em que não vai ser cobrado do destinatário, como bonificação, remessas e etc, porém não me retornaram ainda.

Thiago Lopes respondeu há 7 anos

Estou com um problema semelhante. Minha nota possui retenção, por isso, o valor a pagar é menor que o do documento. A nota não é autorizada por conta dessa rejeição.

<vProd>300.00</vProd>
<vFrete>0.00</vFrete>
<vSeg>0.00</vSeg>
<vDesc>0.00</vDesc>
<vII>0.00</vII>
<vIPI>0.00</vIPI>
<vIPIDevol>0.00</vIPIDevol>
<vPIS>0.00</vPIS>
<vCOFINS>0.00</vCOFINS>
<vOutro>0.00</vOutro>
<vNF>300.00</vNF>
[…]

<pag>

<detPag>

<tPag>01</tPag>
<vPag>293.10</vPag>

</detPag>

</pag>

Israel Fonseca respondeu há 7 anos

Bom dia!!
Prezado Thiago,
No seu caso você pagou apenas 293.10, como o vNF é 300.00 você não pagou 6.90, correto?
Se você não pagou 6.90 basta incluir um tPag tipo 90-Sem pagamento com vPag=6.90.

Antes, como não havia a modalidade “90-Sem pagamento” bastava não mencionar o valor não pago, agora os valores não pagos devem ser informados sobre a modalidade 90-Sem pagamento.

Israel Fonseca respondeu há 7 anos

Bom dia!!
Prezados, a totalização vPAG “sempre” deve ser igual ao valor total da NF-e.
No caso de uma Retenção de R$ 1.00,00 por exemplo, foi pago pelo emitente?
Se sim, informe a modalidade, 15-Boleto por exemplo.
Se não foi pago, informe 90-Sem pagamento e vPAG = 1000.00
Não tem porque informar vPAG = 0 ou vazio, se você não pagou é 90-Sem pagamento e no vPAG = valor não pago.

A única hipótese em que o vPAG poderia ser = 0 é no caso que o vNF = 0, o que pode ocorrer em uma nota Complementar de ICMS por exemplo, Finalidade = Ajuste (finNFe = 2).

Att.

Jorge Campos Staff respondeu há 7 anos

Pessoal!

Conversamos com o ENCAT, e deve sair uma NT retirando esta regra de validação, além disso, também, via um ajuste na questão pagamento do boleto, para aceitar a informação na TAG e não mais em ” infCpl”.

abs

Emerson Luis Alves de Oliveira respondeu há 2 semanas

Jorge campos estamos com notas rejeitadas em SC por conta dessa rejeição ela realmente foi retirada? ambiente de homolgação pior que essa rejeição esta na NT 2015.002

Kaciane respondeu há 7 anos

Boa tarde! Estamos as portas de entrar em definitivo a versão 4.00 e está insustentável manter fontes com alterações para homologação que não são aceitos em produção.
Hoje, meu cliente também apareceu com essa mesma rejeição. A nota fiscal é de Industrializacao Efetuada Para Outra Empresa-Retorno Merc.Ut – com as CFOPs 5124 – Serviço prestado e 5902 – Item industrializado.
Neste caso, o valor cobrado é somente do serviço prestado: R$ 4.299,55 e o valor total da nota fiscal é: R$ 9.496,48, ao gerar a tag pag, o campo vPag recebe somente o valor 4.299,55 com o tipo tPag 14 (ainda não entrou a modalidade 15-Boleto), o que fazer com o valor que não é faturado, mas que compõe o total da nota?

14
4299.55

Alguém pode me ajudar?
Obrigada!

Adriana respondeu há 7 anos

Alguma novidade sobre essa rejeição? Pelo que notei uma nota de MG o vPag pode ser 0, ja de SP só passa se vPag for igual o vNF