FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasK156 – O saldo inicial é diferente do saldo final na ecf anterior considerando a mesma conta contábil, centro de custo e conta referencial.
George Fonseca Macedo perguntou há 6 anos

Boa noite. 
Estou com o erro no Registro K156:
K156 – O saldo inicial é diferente do saldo final na ecf anterior considerando a mesma conta contábil, centro de custo e conta referencial.
Em 2017 o ECD foi entregue por centro de custos mas em 2018 entregamos sem. Alguém poderia me ajudar a como fazer o ajuste para resolver esse erro na ECF?

Elder José da Silva respondeu há 6 anos

Bom dia,

Somos lucro real e estamos com o mesmo problema,realizamos conforme orientação do Rodrigo Fabiano, todavia não tivemos êxito. Alguém conseguiu solucionar?

Grato.

RODRIGO FABIANO respondeu há 6 anos

Faz uma cópia de segurança desse arquivo e deixe guardado, depois, exclua o do pva, crie um novo arquivo, fazendo todo o processo novamente e na hora que for recuperar a ECF anterior, só marque a primeira opção “Recuperar dados cadastrais ( registros 0030, 0035 e 0930).
Espero ter ajudado.

George Fonseca Macedo respondeu há 6 anos

Lucro Real!!!

RITA DE CASSIA SIQUEIRA respondeu há 6 anos

Boa tarde!
estou com o mesmo problema , alguém conseguiu solução??
No meu caso empresa Lucro Real

Boa tarde!

Boa tarde!

Boa tarde!
Essa empresa é do Lucro Real ou lucro Presumido?

Boa tarde!
Essa empresa é do Lucro Real ou lucro Presumido?

IVONETE FERNANDES respondeu há 6 anos

Boa tarde,

Estou com o mesmo problema, e não alterei o plano de contas , continua o mesmo entregue em 2017.

23 Respostas
Melhor resposta

Pessoal bom dia.
Vou relatar aqui como consegui resolver o meu problema no K156.
1º A ECD da empresa que trabalho é feita por centro de custos, então tiver que rever todas as amarrações das contas contábeis aos centros de custos. Feito isso, de quase 21 mil erros que tinha, passei a ter apenas 356. (Substitui a minha ECD)
2º o registro K156 é o mapeamento do K155 (e ele existe para cada registro J051 mapeado a partir de uma conta referencial) então eu peguei os saldos finais da ECF de 2017 por centro de custos e fui ajustando meus saldos iniciais na ECF de 2018. Nestes ajustes, tive que fazer lançamentos a débitos ou a créditos dentro do K155 para chegar no saldo final.
2.1 No meu caso, ele replicou o saldo final, no saldo inicial dessas contas por centros de custos no K156
2.2 Quando começarem a fazer os ajustes dos saldos iniciais por centros de custos, façam os ajustes no K155 pois se fizerem direto no K156 terão que ajustar vários erros nas linhas do K155 para valores a débitos e créditos a depender do caso
3º Todos os erros do K156 devem ser justificados no K915

Aí assim você resolver estes erros no bloco K… Pelo relato que de outros colegas que li nesse post, me parece que esses erros no passado eram advertências…
Espero ter ajudado!

Rivaldo Oliveira respondeu há 6 anos

Vejam aí a solução logo abaixo, eu também estava com esse problema, mas finalmente a Receita Federal lançou a versão 5.1.7 para solucionar…

Diego de Sousa Fernandes respondeu há 6 anos

George, estou com o mesmo problema seu, no caso CENTRO DE CUSTOS mudados.
o Problema de usar o K915 é que ano que vem tem q fazer tudo de novo, ou seja, na mão, é dificil pelo fato de cada alteração no K155 interfere no saldo das contas pai as (SINTETICAS) , sem falar que o PVA nao atualiza de um mes pro outro tem q ser manual dos 12 meses mas o anual.
Estou sem saber o que fazer….

Alcione aparecida alves de moura respondeu há 6 anos

Bom dia, estou com o mesmo problema tbm, alguém conseguiu resolver????

Alcione aparecida alves de moura respondeu há 6 anos

boa tarde, ainda não resolvi

Alcione boa tarde! conseguiu resolver o problema?

Alcione boa tarde! conseguiu resolver o problema?

MARIA ROSILENE MARTINS CAVALCANTI respondeu há 6 anos

Boa tarde, 
George, também estou com esse erro no Registro K156, porem ao contrário do seu, ou seja, a ECD no ano de 2017 foi entregue sem a abertura do centro de custo e em 2018 foi aberto com o centro de custo na ECD e esta aparecendo esse erro :
K156 – O saldo inicial é diferente do saldo final na ecf anterior considerando a mesma conta contábil, centro de custo e conta referencial.
Você ou alguém poderia me ajudar como fazer o ajuste para resolver esse erro na ECF a empresa é do Lucro Real.

Bom dia Maria!
Conseguiu resolver?

Bom dia Maria!
Conseguiu resolver?

Boa tarde Maria, Também estou na mesma ainda sem solução!

Ana Elisa Polis Cosenza respondeu há 6 anos

Bom dia, tb estou com o msm problema, alguém conseguiu resolver? Empresa Lucro Real

Carolina Aguiar Scolastico respondeu há 6 anos

Tentei essa solução mas os erros não mudaram. Minha versão está na 5.1.4 com essa ficha nova K915 de justificativa, mas o preenchimento dela deve ser automático (ela não é editável) e está vindo vazia. Quando alguém conseguir, compartilha com a gente, por favor! Vou continuar tentando.

Vou tentar. Obrigada

Vou tentar. Obrigada

Faz uma cópia de segurança desse arquivo e deixe guardado, depois, exclua o do pva, crie um novo arquivo, fazendo todo o processo novamente e na hora que for recuperar a ECF anterior, só marque a primeira opção “Recuperar dados cadastrais ( registros 0030, 0035 e 0930).
Espero ter ajudado.

Bom dia a todos!
Infelizmente a sugestão do Rodrigo Fabiano não deu certo! ainda sem solução !
se alguém tiver mais alguma solução por favor nos ajude!
Obrigada 

RICARDO TOLEDO respondeu há 6 anos

Publicada a versão 5.1.4 do programa da ECF

Foi publicada a versão 5.1.4 do programa da ECF com a seguinte alteração:

– Correção da recuperação de dados das contas referenciais quando o mapeamento ocorre de uma conta conta contábil para mais de uma conta referencial.

Bom dia. Lançaram a versão 5.1.4, vejam a correção, parece que a RFB corrigiu.

Ainda, não… o que consta é que teremos que retificar a ECD para corrigir o erro.

Boa tarde! Ricardo Toledo não consegui resolver o problema ainda! e você alguma solução?
Obrigada

Boa tarde! Ricardo Toledo não consegui resolver o problema ainda! e você alguma solução?
Obrigada

Boa tarde, também estou com o mesmo caso… tentando desvendar como resolver.

Wagner Luiz dos Santos respondeu há 6 anos

Bom dia!!
Alguém consegui resolver ?

Fiz isso também de deixar os saldos do balanço atual igual ao balanço anterior, com justificativa. É o jeito. Agora faltam 310 erros desse para eu arrumar na mão.

Muriela Mariano Amorim respondeu há 6 anos

Então Wagner mesmo situação que a minha, mas vc chegou a usar a transferência de saldos na ECD através do I157?

Wagner Luiz dos Santos respondeu há 6 anos

Foi alterado o plano de conta, e conta que estava zerada em 2017 tem saldo em 2018, ai da erro k156

Bom dia Wagner, o que mudou para vc da ECF anterior e a de agora?

Bom Dia Jeferson, pelo que eu entendi do PVA a origem da validação dele está totalmente em cima do E015 – ECF anterior, então neste momento ele está validando os saldos iniciais, que antes só validavam os saldos finais, então os seus saldos iniciais que estão no K156 precisa ser idêntico com o E015.

A minha situação é mudança no plano de contas, e acabei não fazendo na ECD a transferência no I157, pelo simples fato que era só advertência, a validação antes era somente dos saldos finais, e agora com a mudança na validação do K156, além de validar o saldos finais, validam também os inicias, então para eu não retificar a ECD, a única solução encontrada até o momento é deixar os saldos iniciais iguais a E015, e Justificar a mudança no novo PVA K915.

Jéferson Santos respondeu há 6 anos

Estou com mesmo problema. A diferença retornada no erro do PVA é exatamente os lançamentos que utilizaram Centro de Custo na ECF anterior! O PVA não está somando as contas COM e SEM Centro de Custo.

João Batista dos Santos respondeu há 6 anos

Bom dia! Alguém conseguiu resolver esse problema? “K156 – O saldo inicial é diferente do saldo final na ecf anterior considerando a mesma conta contábil, centro de custo e conta referencial” já tentei varias formulas e não deu nada certo, alguém poderia me ajudar? meu e-mail é [email protected]

Sérgio Reny dos Santos respondeu há 6 anos

Bom dia, quando analisei os balancetes gerados pelo ECD comprando com o ECF, de fato algumas contas do meu ATIVO CIRCULANTE, e só BANCOS mostram as diferenças, fui ao ECD 2017 quarto trimestre e ECD 2018 primeiro trimestre e diferença.
Ao fazer a correção do ECD onde os saldos finais de 2017 estão agora iguais para 2018, ao tentar enviar o ECD substituição, me foi dada a MSG: que o prazo de entrega da ECD foi até 01/06/2019 NEG:68. Ou seja o que estava ruim ficou pior.

Pessoal dia 16/07 a SRF liberou uma nova versão do PVA onde se identificou esse erro.

Jorge Campos Staff respondeu há 6 anos

Pessoal!

A RFB baixou a crista e colocou uma nova versão, vamos ver se resolve:

Publicado em 19/07/2019
Publicada a versão 5.1.5 do programa da ECF

Foi publicada a versão 5.1.5 do programa da ECF com a seguinte alteração:

– Atualização da regra de validação dos saldo iniciais dos registros K155/K156 com os saldos finais referenciais e contábeis recuperados da ECF anterior (registros E010/E015).

A versão 5.1.4 do programa da ECF não poderá mais ser utilizada para transmissão.
O programa está disponível no link abaixo, a partir da área de downloads do site do Sped: 
http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/sped-sistema-publico-de-escrituracao-digital/escrituracao-contabil-fiscal-ecf/sped-programa-sped-contabil-fiscal

ana luiza santos do nascimento respondeu há 6 anos

Muriela, obrigada pela informação. No meu caso não foi o plano de contas e sim os centros de custo (2017 sem centro de custo e 2018 com centro de custo). Vou tentar corrigir alterando o K156.

Ana Luiza, permanecem, e só restam 2 alternativas, retificar a ECD, se o seu caso for mudança de plano de contas, ou alterar o K156 para ficar igual E015, eu optei por alterar o K156 o meus erros eram 256, já estou terminando porém demorei 3 dias para fazer as alterações, pois o meu é mensal então foram 13 meses para mudar.

ana luiza santos do nascimento respondeu há 6 anos

Os erros permanecem, infelizmente.

Também não corrigiu a minha, cheguei até a excluir e puxar tudo novamente, os erros são exatamente iguais.

Boa tarde,

Infelizmente essa atualização da regra, não mudou em nada os erros que eu já tinha.
Sigo modificando o K156 e justificando no K915. Mas bem que poderia ter eliminado os erros, e deixado apenas como advertências.

Att.

Caroline Redlich respondeu há 6 anos

É o mesmo erro que apresenta pra mim. 
O que sei é que na ECD eu corrigi algumas referencias que não estavam na conta mais alinhada. Com a ECD recuperada do ano e a recuração da ECF do ano anterior acusou este erro. Sei que são as contas que coloquei uma nova Conta Referencial. 

Vou gerar arquivo novo e ver no que dá…

Vou fazer um teste, as 13 contas que deram divergência vou fazer um lote, fazer um ajuste para a conta de resultado fechar o exercício 2017 para que o saldo 2018 inicie a essas contas conforme a critica do PVA.

Laura Coser respondeu há 6 anos

Pra mim continua dando o mesmo erro. Não sei mais o que fazer..

Fiz a exclusão, atualizei a versão, importei a ECD, a ECF e os mesmos erros persistem.

IOLANDA ROSENBACH KEHL respondeu há 6 anos

Também estou com o dilema em uma das empresas que entrego. O referencial da ECF 2017 para ECD 2018 é diferente e por isso dos erros são no K156.

Bom dia! Mariela Mariano Amorim, vc conseguiu resolver os erros? se vc conseguiu poderia me explicar como vc fez os ajuste e a justificativa? Pois já tentei de varias formas e os erros ainda consiste.

Bom Dia João,
Bom primeiro passo imprimi os erros, pois ele vai te mostrar o valor esperado e o conteúdo do campo, mediante a isso vc identifica as contas contábeis que estão com esses erros, e não as referencias que estão já mostrando no erro.
O que vc precisa seguir é o que está o E015, e fazer com que o K156 fique igual.
No meu caso, o plano de contas anterior não teve centro de custo, e nesse de 2018 está com centro de custo, então no registro K156 eu tenho conta contábil com e sem centro de custo, e os meus ajustes estão sendo feitos assim:
Na conta que não tem centro de custo eu coloco exatamente o valor espero do erro ex: 2.000,00 D, e na conta que tem centro de custo eu coloco o valor 2.000,00 C, ou seja, meu saldo inicial permanece o mesmo, e também não altero o meu saldo final, somente os débitos e créditos.
Quando modificar o K156, depois de fazer uma nova validação, o K915 aparece automaticamente, é só colocar a justificativa, e pronto eliminou os dois erros.

João isso esta uma mizera homi, eu mesmo desde ontem que nas tentativas da o mesmo erro.

Ricardo Santos respondeu há 6 anos

Boa tarde caros colegas, eu também estava com este erros na ECF de uma empresa Lucro Real, e consegui resolver da seguinte maneira: Verifiquei que o saldo da ECF anterior esta sendo puxado alem do saldo final, também as informações de debito e credito das contas do Ativo e Passivo. Por exemplo saldo Final da conta X R$ 3000,00 D ( porem no detalhe era 5000 D de um centro de custos e 2000 C de outro, resultado 3000 D). Você visualiza esta questão no item E010. Bom, eu ja tinha tentando como o Sergio Reny tentou, retificar a ECD 2018, mas só pode ser substituida ate 01/06/22019. Oque eu fiz foi entrar no meu sistema contabil, no lote INICIAL de 2018 alterar manualmente as contas que haviam ficado com saldo de centro de custos (O valor do balanço não vai mudar, você tera apenas que colocar os saldos igual a ECF anterior esta sendo puxada). Tem que analisar quais as contas que estão com erro de saldo e desmembrar este saldo no seu lote inicial de 2018. Depois que fiz estas alterações os erros desapareceram, no entanto também tive que substituir a ECD de 2019, visto que este mapeamento e feito na importação da ECD, não adianta alterar o saldo inicial e depois recuperar a ECD 2019 com o saldo inicial sem as alterações. Espero ter ajudado.

Eu não alterei nada no PVA SPED, fiz as alterações no meu sistema Contabil. E dou uma dica: Todo ano antes de transmitir a ECD, eu assino o arquivo e reservo. gero uma ECF e recupero a ECD assinada, apenas para teste e só depois de confirmar que não dará erro é que transmito a ECD.

Ricardo, só uma duvida, o seu foi alteração no plano de contas também?
Vc chegou a substituir a ECD fazendo transferências de saldo no I157?
Pergunto isso porque, achei que com a substituição e transferências dos saldos não era para dar os erros no K156, pq se continuar a dar o erro, então não há necessidade de substituir a ECD.
Eu fiquei com receio de substituir/retificar a ECD e os erros persistirem, então já alterei tudo direto no PVA, e graças a Deus não tenho mais erros.

Olha, eu arrumo 1 erro e aparecem 5.
Tá difícil esse ano…

Muriela Mariano, boa tarde! vou te passar meu email [email protected] e se vc me puder passar um telefone de contato ficarei agradecido, pois tentei fazer o que vc me havia postado mais infelizmente não deu um resultado positivo, talvez eu tenha feito algo de errado, se puder me passe seu numero de contato por e-mail e eu te retornarei grato.

Consegui resolver o problema na minha empresa da seguinte maneira:
ECF2017 = ECD2018 = ECF2018
O que estava acontecendo é que na ECF 2017 foi enviada uma conta desmembrada por Centro de Custo e na ECD 2018 essa conta não foi desmembrada por Centro de Custo (ECD não faz essa validação).
Então, mesmo gerando a ECF 2018 com o desmembramento por CCusto, após recuperar a ECD, o PVA está “alterando” a ECF retirando este desmembramento.
SOLUÇÃO:

1. Importar ECF 2018
  2. Recuperar ECD Anterior
  3. Recuperar ECF Anterior
  4. Importar ECF 2018 novamente marcando apenas o registro do Bloco K (sobrescrever)

Att

DANIEL SOARES respondeu há 6 anos

Existem sim, o K155; K355; K915 e K935 … mas quando faço o que você orientou, o sistema só da a opção de dos blocos J e Y.

Daniel, no seu arquivo txt gerado da ECF 2018 não existem os registro do bloco K ?!

DANIEL SOARES respondeu há 6 anos

Jeferson,
Quando tento importar novamente a ECF 2018, não aparece essa opção de marcar apenas o Bloco K, aparece somente J e Y.
O meu PVA está na última versão 5.1.5.
Poderia me ajudar por favor ?

Diana Paula Berté respondeu há 6 anos

Pessoal, boa tarde! Fazem três dias que estou com este mesmo erro e hoje descobri de onde ele vem. Os saldos de balanços na ECD 2018 e ECF 2017 estavam ok. Então eu abri o arquivo txt da ECF 2017 e procurei pelo valor da diferença que está aparecendo (no meu caso era na conta reserva de lucros). Assim, eu percebi que este erro está importando para a ECF 2018 devido à uma advertência que eu deixei na ECF 2017. Ou seja, a advertência deixa você transmitir o arquivo, mas futuramente ela pode lhe custar muito tempo tentando resolver o problema. Agora mãos à obra para retificar a ECF 2017 e depois validar a ECF 2018 novamente. Espero ter ajudado. Bom trabalho a todos!

Laura 2017 o prazo de retificação foi até 01/06/2019, mesmo que corrija não transmite.

ANGELA CARVLAHO respondeu há 6 anos

Boa tarde, pessoal, também estou com o mesmo problema erro no K156 : “Saldo inicial e diferente do Saldo final da ECF anterior considerando a mesma conta contábil, centro de custo e conta referencial” alguém conseguiu resolver?

ANGELA CARVLAHO respondeu há 6 anos

Boa tarde, pessoal, também estou com o mesmo problema erro no K156 : “Saldo inicial e diferente do Saldo final da ECF anterior considerando a mesma conta contábil, centro de custo e conta referencial” alguém conseguiu resolver?

2017 não permite mais corrigir, eu tentei o prazo foi até 01/06/2019. Estou tendo muito trabalho abri o 4.trimestre de 2017, as contas com saldo maior que o devido transferi para as contas menores e vice e versa. uma só conta não tive como mais fazer. fiz o fechamento de 2017. refiz 2018 e apenas uma conta tem de dar o erro, ai vou tentar via validador ajustar.

Tentei retificar e começou a dar vários erros na ECF 2017 como por exemplo: NOME DA MULTINACIONAL…só temos mais 4 dias e está impossível solucionar. Fora que a validação demora demais……

MARIO DIAS DA SILVA NETO respondeu há 6 anos

Pessoal, bom dia!!
Alguém conseguiu resolver essas situação “SALDO INICIAL É DIFERENTE DO SALDO FINAL DA ECF ANTERIOR CONSIDERANDO A MESMA CONTA CONTÁBIL, CENTRO DE CUSTOS E CONTA REFERENCIAL” que possa nos ajudar??

A empresa em questão utiliza centro de custo? Se sim… verifique no registro E010 como o PVA esta puxando os saldos iniciais da ECF Anterior. Acontece que o PVA ECF apartir do layout 5 começou a puxar não somente o saldo final da ECF Anterior mas também os lançamento a Debito e Credito dentro de cada conta, se por ventura as contas contábeis do seu balanço não contenham lançamento com centro de custo tanto a debito quanto a credito dará estes erros.

IOLANDA ROSENBACH KEHL respondeu há 6 anos

Bom dia, Preenchi o registro I157 na minha ECD 2018 e retifiquei. Os erros passaram para advertencias na ECF, indicando as diferenças.

Pessoal bom dia,
Eu não trabalho com CENTRO DE CUSTOS, no ECD de 2017 fiz uma contabilidade reversa onde dos 13 erros criticados 12 eu corrigi. Fiz um novo ECD retificador.
De onde tinha 1.000 e deveria ter 800, joguei os 200 para onde precisava de saldo.
Mas fiquei sem saldos para corrigir UMA conta, e da a gota e pelo PVA não corrijo, não tenho mais ideia de finalizar esse ECF.

Pessoal, não se se posso dizer um bom dia, essa ECF esta tirando a paciência. ontem a SRF liberou a versão 5.1.6 com ajustes no processo de validação.
Tenho 1 erro de saldo que se tentar corrigir no PVA, e abrir para 31 erros, não sei como resolver, já que para a conta em questão a reversão contábil não altera o resultado.

Obrigado João, com a nova versão o único erro passou. Graças a Deus, não tinha mais expertise para colocar em pratica. Na versão 5.1.7 liberada hoje 31/07 fechei as duas empresas restantes.

Boa tarde! me passe seu e-mail quem sabe posos lhe ajudar ou meu é [email protected]