PROJETO “NOS CONFORMES” – PARTE II

PROJETO “NOS CONFORMES” – PARTE II

Sobre o Projeto da Sefaz-SP ” NOS CONFORMES” que pretende classificar os contribuintes atribuindo notas de “A+” a “E”, esqueci de um detalhe aos desenvolvedores de plantão, disruptivos, porque não?

O FISCO anunciou que abrirá um processo à iniciativa privada para o desenvolvimento de solução que abarque este processo de ” Compliance”. Enquanto isso não acontece, que tal uma provocação?

Você seria capaz de mapear as notas dos seus clientes? Ou você não está curioso para saber qual nota os seus clientes receberão?

Um dos quesitos de avaliação será:  aderência entre escrituração ou declaração e os documentos fiscais emitidos ou recebidos pelo contribuinte.

Ah! Um detalhe, esta classificação só vai contemplar dados a partir da publicação do Decreto. Mas, o FISCO, digamos a título de curiosidade, fez simulações na base de dados.

Na simulação feita, apenas 25% dos contribuintes teriam nota “A+” e apenas 25% seriam classificados com B.

Diante destes números, alguém vai perguntar, qualquer nota diferente de A+ é culpa de quem? Do ERP, da solução fiscal, da solução de auditoria digital, sic, do fornecedor, ou do time, ou do cara de compras?

Total de estabelecimentos emitentes de NF-e: 1.417.731, apenas 2% são médias e grandes empresas.

Foto de perfil de Jorge Campos
Sócio-Diretor PORTAL SPED BRASIL E SERVIÇOS, moderador da Rede Sped Brasil, contador atuando há 30 anos na área fiscal e tributária. Desde 2006 no projeto piloto do SPED, representando empresas integrantes do Grupo Piloto. Palestrante em diversos eventos e congressos.